Os Evangelhos apresentam Jesus como aquele que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10.45). Há claras indicações de que Jesus compreendeu o Seu ministério à luz dos cânticos sobre o servo de Javé em Isaias (Isaias 42; 49; 50; 52 e 53). Tanto em Isaias como nos Evangelhos o mesmo conceito é repetido várias vezes em diferentes passagens reforçando a mesma verdade: QUEM QUER SER GRANDE QUE PRIMEIRO SIRVA
Mas o mundo moderno emprega critérios diferentes para aferir a grandeza de um homem: a extensão do poder que exerce sobre os semelhantes; a posição social; cargo; riqueza, etc. De modo geral, ser grande significa controlar muitas pessoas. Jesus afirmou: “mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja servo de todos” (Marcos 10.43,44).
A Igreja é a comunidade do Servo Sofredor, e sua missão deve ser entendida à luz da missão de Cristo. Ele viveu para servir, por isso, só a igreja que serve, serve!
O MANDAMENTO – Devemos dar aos interesses reais (não aos caprichos) dos irmãos aquela importância que um escravo precisa dar ao que o seu amo necessita. (Gálatas 5.13,14; I Pedro 4.10).
O EXEMPLO MAIOR – Quando Jesus veio, Ele dedicou-Se integralmente ao serviço dos outros. Ele aproximou-Se das pessoas, andou com pecadores, conversou com mulheres, curou, fez milagres, deu de comer aos famintos e Se encarnou totalmente em nossa realidade. É nessa lógica que a igreja se baseia para cumprir sua tarefa no mundo. (Filipenses 2.5-8; I João 3.16).
A EXORTAÇÃO – “Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes” (João 13.17).
MODOS DE SERVIR – Não há necessidade de uma lista pormenorizada. Viu o problema? Tem condições de ajudar? AJUDE! Veja: Lucas 8.3; 17.8; Mateus 25.44; João 12.12; Atos 6.1; Romanos 15.31; I Coríntios 16.15; II Coríntios 5.18,19; 8.1-6; 9.1,12,13.
O amor cristão não deve ficar restrito aos relacionamentos entre irmãos; deve alcançar também os incrédulos, demonstrando em serviço prático, sem atentar para a posição social das pessoas.
Clique aqui e baixe essa aula em Power Point
Nenhum comentário:
Postar um comentário