Estudos JUBAM


Hábitos Escravizadores

Veja abaixo um pouco do que foi falado no louvorzão do dia 19/03/11 
-       Um hábito escravizador é uma atitude pecaminosa persistente que, por força da repetição indiscriminada, tornou-se um hábito que parece controlar o praticante, tirando-lhe (aparentemente) a capacidade de interrupção da prática.
-        Secularmente, os hábitos escravizadores são considerados vícios, o que tende a eximir o praticante da responsabilidade por sua pratica, uma vez que se torna vítima (ex: dependência de drogas; ninfomania (em mulheres) e satiríase (em homens); cleptomania; tabagismo; alcoolismo; maledicência; ansiedade; etc..).
-       Biblicamente falando, um hábito escravizador é essencialmente um problema de adoração. 


®      Definição do Comportamento Viciado
          Ao invés de adorar ao Criador, o “viciado” adora ídolos que temporariamente satisfazem seus desejosVício é uma escravidão! O vício (hábito escravizador) se justifica e se mantém longe da verdade, bem como mantém a verdade longe, e nem mesmo as más conseqüências trazem arrependimento (às vezes, trazem remorso, que é o tipo de “arrependimento” que não produz mudança, apenas receio das conseqüências).
             A dependência de regras, pessoas, substâncias químicas, rotina ou atividade específica, estado mental, dentre outros, caracteriza uma escravidão ou vício. Qualquer coisa que ocupe o centro da minha vida, que não Deus, reflete um ídolo do coração, que via de regra desencadeia hábitos escravizadores.

Compreendendo a dinâmica dos Hábitos Escravizadores

·       Adoração é uma decisão
           Adoração envolve a inteireza do ser humano. Adorar é amar a tal ponto que toda a minha existência recebe significação a partir do ser ou objeto adorado. Somos controlados por quem ou o que adoramos!
        Fomos criados para promover a glória de Deus. Como cristão, nosso objetivo de vida é promover a glória do Criador por meio do processo de transformação à imagem de Cristo. A idolatria se caracteriza por rejeitar o status de imitadores de Cristo, escolhendo outra “divindade” para adorar.
        Atrás da dinâmica de todo hábito viciado há idolatria presente.

·       O que é um ídolo
            Secularmente (no sentido literal), ídolo é uma falsa imagem que é objeto de culto. Figurativamente, ídolo é alguém a quem se dirige admiração extrema e desejo de imitação.
                Biblicamente, ídolo é qualquer coisa que recebe de nós o apreço e dedicação que somente Deus merece e pode receber.

·       Como a idolatria se manifesta
     Todo ser humano, por causa do pecado, é idólatra por natureza.
     O descrente é idólatra em sua inteireza, pois vive desassociadamente do único Deus verdadeiro, e tudo o que vez não tem como fim a glória dEste.
         O cristão revela sua idolatria sempre que deixa de glorificar a Deus, desobedecendo ao que foi prescrito pela Bíblia. Tudo o que me impede de agradar a Deus, conforme relevado em Sua Palavra, é um ídolo a quem ainda sirvo.
        Ídolos é uma “divindade” a quem servimos em troca da obtenção daquilo que queremos (prazer, satisfação).
        O propósito da idolatria é manipular o ídolo para o próprio beneficio, na esperança de obter boas ou melhores emoções, uma melhor “auto-estima”, um senso de poder e controle sobre uma situação ou pessoa, prazer, uma sensação de paz (ainda que passageira e enganosa).
        Ou seja, o idólatra não quer nada acima de si mesmo, pois seus ídolos são meros bonecos de marionete!

·       Conseqüências da idolatria
               Mais que controlar os nossos ídolos, tornamo-nos, pouco a pouco, escravizados por eles e perdemos a direção das nossas vidas.
             Os ídolos dominam por causa de uma poderosa (apesar de silenciosa) presença oculta em cada um deles: o próprio Satanás!
               As conseqüências mais diretas da idolatria são escravidão e conformação, pois imitamos e somos controlados pelo objeto da nossa adoração.
·       O conflito entre dois Reinos
         Diariamente, estamos dentro de uma guerra entre dois Reinos, o de Deus e o do Maligno. Estes reinos possuem reis distintos, caráter distinto e leis distintas. Todos os dias preciso escolher a quem servirei.